Toda mãe é professora!

05/05/2015 10:09

Já tinha elaborado mentalmente um novo texto aqui pro blog (e ele era bem cômico,  por sinal) quando comecei a acompanhar a luta pela manutenção dos direitos de educadores e servidores públicos do meu Estado. Eu já seguia as notícias a algum tempo e por isso sabia que seria tenso...o que eu não imaginava é que professores e manifestantes seriam forçados a calar seu protesto por meio de uma forte repressão perpetrada por muitas balas e bombas (não interessa se são de borracha ou gás lacrimogêneo, armas não letais ferem também)!!!

Certamente me fez pensar sobre vários aspectos:1) eu poderia estar lá,  sou professora de formação,  2) tenho muitos amigos e conhecidos lá, provavelmente alguns dos meus mestres estavam presentes neste fatídico acontecimento, 3) questionamentos mil: porquê um aparato de guerra contra educadores/trabalhadores? O que o governador e os seus comandados entendem por "arruaceiros"? Que tipo de gente manda bater em professor? 

Sr. Governador ainda tem mãe, e é de conhecimento público e notório...me desculpe D. Mãe do sr. (des)governador mas, como mãe também, tirei algumas conclusões aqui...

Meu pequeno está na fase de que, quando contrariado, fica brabo e vem pra cima para dar tapas, e todos da família são alvo. Sei que é só uma fase e devo ensiná-lo que não deve fazer isso...acho que a sra deixava o Betinho bater na sra e em qualquer pessoa que o contrariasse, aí deu no que deu!

Quando a Ana faz manha (acho q a fase da manha não passa nunca!) chamamos a atenção dela e a conduzimos, através de argumentos, a refletir o quanto sua atitude nos aborrece e é prejudicial, antes de tudo, à ela mesma. Tem também aquela birra por conta de algum objeto (normalmente brinquedo) que a criança quer muito, naquele momento. Aqui em casa nós cansamos de explicar o "porquê não": questões financeiras, materiais, momentâneas, utilitárias, e na verdade mesmo quando podemos comprar o "treco", na maioria das vezes, concordamos que não faz bem às criancas ter tudo o que querem! Aí imaginei o Betinho fazendo manha "eu quero! Eu querooooo!", todos a sua volta correndo para lhe dar o objeto...e ninguém para lhe chamar a atenção! Fazendo prevalecer na marra a sua vontade!

Assisti a um vídeo onde um senhor que foi à praça manifestar apoio aos manifestantes e foi ferido também, narrou que foi amigo pessoal do pai do atual governador (e este fora governador nos anos 80 e já é falecido), este sr, em seu depoimento, afirmou que Betinho nunca lera um livro, e quem revelou isto foi o próprio pai do Betinho ao amigo...um livro sequer, pelo menos até a adolescência! O que dizer disso: sob o ponto de vista de uma professora acharia lamentável e pode até ser que algum professor lhe tenha solicitado leituras ao longo de sua vida acadêmica, mas, de certo deve ter lido somente resenhas ou delegado seu trabalho a outrem. Como mãe,  jamais perderia a oportunidade de ler e incentivar a leitura às minhas crianças! 

Olha sra. Mãe do Governador do Paraná,  não sou uma mãe perfeita, ninguém é, mas, neste momento de indignação e tristeza, penso muito no que a sra. acha disso tudo...Será q a sra. concorda? Talvez esteja sendo manipulada, olha, me desculpa de novo...É que isto não é desculpa...ou a sra. se ressente mesmo de tudo isso? 

A melhor maneira para tentar compreender uma situação é sempre se colocar no lugar do outro, visualizar a situação a partir de outro ponto de vista. Assim, pelo bem dos meus filhos e da sociedade continuarei a ser esta mãe chata e que diz mais "nãos" do que "sins" e que não as deixa bater em ninguém...e que também incentiva a leitura diária e o respeito ao professor!